TED, DOC e PIX tudo que você precisa saber

Se você já transferiu dinheiro da sua conta para uma outra em um banco diferente, já deve ter se perguntado: o que é o tal do TED que aparece como uma das opções, ao lado do DOC (também desconhecido) e o PIX? Essa é a duvida que muitas pessoas possuem, inclusive, eu tinha essa duvida, para mim, transferir dinheiro entre instituições diferentes ou iguais não mudava em nada, mas, não é bem assim. Vamos analisar suas peculiaridades.


- TED: significa Transferência Eletrônica Disponível, através dele podemos realizar transações eletrônicas entre instituições financeiras diferentes. Mas o que difere o TED do DOC?

Transações via TED podem ser realizadas em dias uteis, entre às 6:30 - 16:59h, após esse horário a transferência será realizada no próximo dia útil; não há limite de créditos há ser transferido; a transferência leva  entre 5 - 60min para ser concluída. Muitas instituições financeiras cobram por cada TED realizado, porém, muitos bancos digitais oferecem esse serviço de forma gratuita.

- DOC: significa Documento de Credito, igualmente ao TED, DOC é utilizado entre transações eletrônicas realizadas entre instituições financeiras diferentes, contudo, ele possui algumas limitações:

O máximo que pode ser transferido via DOC é R$ 4.999,99, no entanto, a transferência só será concluída no próximo dia útil. Contudo, as instituições financeiras cobram por cada DOC realizado e esse valor muda de instituição para instituição.

- PIX: a mais nova modalidade de transação eletrônica, estreado oficialmente no dia 16/11/20, vem surpreendendo muitas pessoas. Ainda é uma novidade para nós. Mas o que posso afirmar é que ele é gratuito para pessoas físicas, pelo menos por enquanto, rsrs. Chega de enrolação, vamos analisar suas características.

Transações via PIX são realizadas em até 10 segundos; são gratuitas de pessoa física para física e de física para MEI ou de MEI para física, porém, se realizada de pessoa física para jurídica ou MEI para jurídica, a pessoa jurídica pagará pela transação; ela pode ser realizada durante 7 dias por semana e durante 24h por dia, o que significa que ela poderá ocorrer durante o sábado, domingo ou feriado, inclusive na madrugada, olha que legal. 

Para realizar transações via PIX, você deverá cadastrar uma chave, que ao ser inserida aparecerá os dados da sua conta bancaria, tornando a transação muito mais prática, sem necessidade de digitar o número da agência, conta e CPF da pessoa para qual você fará a transferência.

A chave cadastrada poderá ser o seu: celular, CPF, e-mail ou uma chave aleatória gerada pela própria instituição.

Esse tipo de transação poderá ser realizada mesmo que você ou a outra pessoa não tenham cadastrado nenhuma chave, contudo, necessitará digitar os dados da conta bancaria da outra pessoa. 

Também pode ser realizado via PIX pagamentos de boletos e faturas de cartão, sem necessidade de esperar entre 2-3 dias úteis para constar no sistema tal pagamento, ocorrendo de forma instantânea.

O que você achou dessas informações? Já consegue realizar de forma segura esses tipos de transações? Deixe sua resposta nos comentários, queremos ouvir sua opinião. Caso tenha alguma sugestão deixe nos comentários.

Um abraço! 

Comentários