Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito de ativo e passivo. Em função disso, não sabem descrever se o que possuem é um ativo ou passivo. Por não possuírem esse raciocínio tomam decisões de maneira equivocada, impactando significativamente suas vidas financeiras, mas o que são ativo e passivo?
Ativo
Ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso, gera mais rentabilidade. Partindo desse pressuposto, podemos dizer que ativo é: Ações/cotas, direitos autorais por alguma obra publicada, imóveis alugados, negocio próprio prospero, etc. Em linhas gerais, ativo é tudo aquilo que você consegue sem fazer esforço.
O assunto do imóvel próprio é uma linha tênue quando falamos de ativo e passivo para pessoas físicas. A grande polêmica se dá porque além de ser o maior sonho da maioria das famílias, a casa própria também é considerada por essas famílias seu maior ativo.
O problema é que este é um grande equívoco, pois o imóvel próprio que você mora não é um ativo, e sim um passivo.
Se o seu automóvel ou imóvel não gera dinheiro para você, então eles são um passivo. Partindo dessa analise, percebemos que nem tudo aquilo que pensávamos que era um ativo é, na verdade, um passivo.
Passivo
Passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso, gera despesas para você. Em linhas gerais, podemos dizer que as despesas são um tipo de passivo, despesas com: carro, casa própria, imóveis desocupados, negocio próprio falido, salário de funcionários, etc.
Retornado ao exemplo do automóvel, que se utilizado exclusivamente para uso pessoal é considerado passivo, visto que ele gerará apenas despesas. Contudo, se com esse automóvel você consegue ganhar dinheiro, ele passa ser um ativo.
Reanda Ativa e Passiva
Existe diferença entre esses dois tipos de renda. Algumas pessoas podem pensar: eu sei o que é ativo e passivo, mas a renda que possuo é considerada ativa ou passiva? E pensando nisso é que decidir escrever esse artigo.
- Renda ativa: é aquela que necessita realizar esforço para consegui-la, por exemplo, salario para quem trabalha com carteira assinada, trabalho autônomo, intermitente, etc. Esse tipo de renda é considerada passiva, visto que, se uma pessoa passar um mês sem trabalhar, certamente não receberá o salário.
- Renda Passiva: é aquela que é gerada sem empregar esforço, não confunda com ativo e passivo, já que esses referem-se as receitas e despesas (ativo e passivo) e aqueles aos tipos de receitas (renda ativa e passiva). Por exemplo, aplicações financeiras é um tipo de renda passiva, dinheiro dos direitos autorais é outro passivo. Percebeu como são conceitos estritamente diferentes.
Diante disso, percebemos que para prosperarmos financeiramente, necessitamos possuir mais ativos do que passivos, e converter a renda ativa em renda passiva. Se seguirmos essas dicas, estaremos caminhando para o sucesso financeiro.
Espero que tenham gostado do artigo, deixe sua opinião nos comentários e surgira temas para o próximo artigo. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário